Um projeto de Prompsit Informa para Comissão Europeia (DGT)

Dirección General de Traducción de la Comisión Europea

A Direção Geral de Tradução é o serviço de tradução da Comissão Europeia. Este organismo trabalha com as 23 línguas oficiais da União Europeia, para as quais conta com uma equipe de tradutores humanos que usa de forma habitual ferramentas linguísticas capazes de tornar mais eficiente a tarefa de tradução.

Necessidades do Cliente

A Direção Geral de Tradução (DGT) da Comissão Europeia abriu um processo de contratação pública para ampliar os recursos da plataforma de traducção automática Apertium e para a organização de um workshop sobre Apertium para os tradutores da Comissão.

Soluções adotadas

A Prompsit apresentou, como parte de sua proposta, o desenvolvimento de listagens bilíngues baseadas na paralelização de textos e na extração automática de vocabulário. Além disso, como palestrantes, pudemos contar com a participação de especialistas dos âmbitos acadêmico, empresarial e da comunidade de programadores de Apertium. A proposta foi um sucesso.

Resultado do projeto

Como resultado se publicaram vários recursos linguísticos de grande utilidade para o desenvolvimento de tradutores automáticos de Apertium (e outros).